O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (9), que Gabriel Galípolo vai levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) três sugestões de nomes para compor diretorias no Banco Central.
De acordo com Haddad, o combinado com o chefe do Executivo é de que, após a sabatina, ocorrida nesta terça-feira (8), os nomes já devam ser apresentados e a expectativa é de que sejam sabatinados já em novembro.
“Galípolo ficou, de ato contínuo à sabatina, levar ao presidente Lula alguns nomes, uma vez que é ele que indica para o Senado para que esses nomes sejam sabatinados. Nós imaginamos que em novembro seja possível sabatina-los já. Então nós vamos primeiro submeter os nomes ao presidente para depois levar ao senador Rodrigo Pacheco [presidente do Senado] as indicações para que ele possa fixar uma data junto à CAE e depois ao Plenário”, disse à jornalistas na porta do Ministério da Fazenda.
O ministro ainda afirmou que há preocupação com a questão de gênero, já que, após a troca de cadeiras que deve ocorrer ainda este ano, não haverá nenhuma mulher no Comitê de Política Monetária (Copom). “Temos sim essa preocupação com a questão de gênero no BC”, afirmou.
Com o nome de Gabriel Galípolo aprovado pelo Senado para a presidência do BC, o cargo dele na diretoria de Política Monetária ficará vago.
Há ainda as pastas de Regulação e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, cujos diretores terminam o mandato em 31 de dezembro de 2024.
As diretorias são ocupadas por Otávio Damaso e por Carolina de Assis Barros, ambos indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com os novos nomes, sete das oito diretorias — mais o presidente da autarquia —, serão indicados por Lula ainda em 2024.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad diz que Galípolo vai apresentar três nomes para Lula indicar à diretorias do BC no site CNN Brasil.