O presidente Lula escreveu “Aqui é Brasil” em sua primeira publicação após a volta da rede social X, o antigo Twitter, ao Brasil. A rede estava suspensa há mais de um mês e foi reativada no país na quarta-feira (9).
Ainda que sem contexto, a mensagem do presidente, seguida de uma bandeira do Brasil, repercutiu como uma alusão ao bloqueio da rede social depois que o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, se negou a cumprir exigências feitas pelo Supremo Tribunal Federal antes do bloqueio do X.
A plataforma estava bloqueada desde 31 de agosto por não cumprir a exigência de indicar um representante legal no país, uma obrigação para todas as empresas internacionais que atuam em solo brasileiro. Além disso, a empresa não havia pagado as multas determinadas pela Justiça.
Segundo Alexandre de Moraes, todos os requisitos necessários para o retorno imediato das atividades do X em território nacional foram comprovados e certificados pela Secretaria Judiciária nesta semana.
No dia 20 de setembro, a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova foi novamente indicada como representante legal da empresa no Brasil. Ela já ocupava esse cargo antes da suspensão da plataforma no fim de agosto. Além disso, a rede informou e comprovou o pagamento de todas as multas impostas pelo STF. O X pagou mais de R$ 28 milhões para voltar ao ar.
*Com informações do Portal R7.