O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, afirmou nesta segunda-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguirá trabalhando no Palácio da Alvorada, após ter sofrido um acidente doméstico no sábado (19). Segundo ele, o chefe do Executivo ainda não tem data para retomar viagens e o trabalho presencial no Planalto.
“O presidente está muito ativo, mantendo contato direto com o ministro Mauro Vieira, que está representando o Brasil nos Brics, passando orientações. Bastante tranquilo”, disse Padilha em entrevista a jornalistas na saída do Alvorada.
Na residência oficial, Lula teve reunião nesta manhã com Padilha e com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. No perfil no X (antigo Twitter), Lula afirmou que, no encontro, foi debatida a “agenda política nacional e internacional para os próximos dias”. A publicação inclui a primeira imagem pública do chefe do Executivo desde que sofreu uma queda e teve corte na parte de trás da cabeça.
Por orientação médica, o presidente cancelou a viagem que faria à Rússia para participar do encontro dos Brics, em Kazan, na Rússia, de 22 a 24 de outubro. Como a CNN mostrou, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira que participará do compromisso.
A agenda de Lula que estava prevista para sábado, em São Paulo, ainda será avaliada pela equipe médica. Conforme Padilha, o presidente ainda deve repetir, nessa terça-feira (22), os exames de imagem para acompanhamento da situação. “Em geral, o exame se repete a cada 48h, e se mantém o contato com o paciente para acompanhamento”, explicou o ministro.
Além disso, possíveis reuniões bilaterais, relacionadas à cúpula dos Brics, devem ser agendadas ao longo do dia, conforme a demanda. A participação de Lula via videoconferência ainda não foi definida, segundo informou Padilha.
“Ele deve ainda ter participações durante a semana nos Brics, que não está definido em qual momento, e deve manter contatos telefônicos com o ministro Mauro Vieira”, disse.
Em nota, no último domingo (20), a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que o presidente participaria das reuniões por videoconferência. “O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, informava a nota.
Acidente doméstico
Lula sofreu, no último sábado (19), um acidente doméstico no Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo precisou ser atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após sofrer um ferimento na cabeça.
Conforme as informações prestadas pela equipe médica e pelo ministro Alexandre Padilha, não houve perda de consciência por parte do presidente.
“Em nenhum momento teve qualquer tipo de perda de consciência, desorientação, ele mesmo que buscou socorro naquele momento. A equipe médica também fez todos os exames de acompanhamento, o protocolo de acompanhamento, o cancelamento da viagem. A equipe médica deu orientação correta, por ser uma viagem de longa distância, muitas horas dentro do avião, trabalhar num outro fuso horário, em outro país, então uma observação correta em situações como essa”, ressaltou Padilha.
Candidatos gastaram R$ 170 mi em impulsionamento nas redes sociais
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula segue despachando do Alvorada e sob observação médica, diz Padilha no site CNN Brasil.