Saiba quem é a médica que socorreu Lula após queda no banheiro

Ana Helena Germoglio, 43 anos, é médica infectologista, formada pela Universidade Federal da Paraíba. Desde janeiro de  2023, é contratada pela Presidência da República. No cargo, virou praticamente a sombra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas horas de trabalho do governante, está sempre por perto com sua maleta de primeiros-socorros à tiracolo. No sábado, foi chamada às pressas ao Palácio da Alvorada para prestar atendimento emergencial ao petista, que havia sofrido uma queda num banheiro da residência oficial.

Germoglio integra a comitiva de praticamente todas as viagens de Lula, nacionais e internacionais. Além de atender o presidente e a primeira-dama Janja Lula da Silva, a médica é coordenadora de saúde do Palácio do Planalto, responsável pelo atendimento de autoridades, servidores, prestadores de serviço e visitantes.

Desde o início do seu trabalho ao lado do presidente, Germoglio estabeleceu uma boa relação com o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, que o acompanha há anos. Os 2 conversam constantemente sobre a saúde do petista e trocam informações sobre eventuais tratamentos.

A médica acompanhou Lula nas duas vezes em que foi ao hospital Sírio Libanês, em Brasília, no fim de semana. No sábado (19.out.2024), logo após a queda, o presidente fez os primeiros exames e levou 5 pontos na parte de trás da cabeça para fechar um corte na região. No domingo (20.out.2024), o petista voltou ao hospital para fazer exames. Kalil viajou a Brasília para analisar a saúde de Lula. Trouxe consigo outros 3 médicos que acompanham o histórico do presidente:

  • Francisco Sampaio – avaliou a coluna do presidente para analisar se houve eventuais danos por causa da queda; é médico neurocirurgião especializado em coluna. Curiosidade: também cuidou de Pelé, que teve vários problemas ortopédicos na coluna e no quadril no final da vida;
  • Marcos Stábile – neurocirurgião;
  • Rogério Tuma – neurologista.

Foi Germoglio também quem alertou Lula sobre um quadro de pneumonia em março de 2023 e o convenceu a adiar a viagem que teria para a China. A decisão foi corroborada por Kalil e teve o apoio de Janja. Ele havia sido diagnosticado com Influenza A 2 dias antes de anunciar o adiamento da viagem. Na época, parte da comitiva governamental, empresários brasileiros e jornalistas já estavam no país asiático à espera do presidente. Lula acabou viajando duas semanas depois.

Apesar de não ser afeita a dar entrevistas ou ter protagonismo público, a médica presidencial usa sua conta no Instagram para compartilhar o acesso que tem a pessoas famosas ou autoridades graças ao cargo que ocupa. As fotos vão desde o cantor Chico Buarque, até o papa Francisco e o presidente da França, Emmanuel Macron.

Antes de integrar o gabinete presidencial, Germoglio atuava na rede pública e privada do Distrito Federal como especialista no controle de infecção hospitalar. Ela se mudou para Brasília em 2005 para cursar a residência médica na Universidade de Brasília. Na pandemia da covid-19 foi uma das referências no atendimento a pessoas infectadas e no desenvolvimento do tratamento no HRAN (Hospital Regional da Asa Norte).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.