O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou novos exames de imagem nesta sexta-feira (25) para avaliar a evolução do ferimento que sofreu na cabeça no último sábado (19). De acordo com o boletim médico, esse exame se mostrou “estável” em relação aos anteriores e Lula segue apto para exercer a rotina normalmente.
O documento diz ainda que um novo exame deve ser realizado em cinco dias.
Lula sofreu um acidente doméstico no último fim de semana, quando caiu no banheiro do Palácio do Alvorada e bateu a cabeça.
O presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e precisou de pontos. De acordo com o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, Lula chegou à unidade com um traumatismo craniano.
Na ocasião, foram feitas tomografias e ressonâncias que mostraram um pequeno sangramento na frente da cabeça, causado pelo contragolpe do impacto.
Em razão desse sangramento, a recomendação médica foi que Lula repetisse exames de imagem a cada 72 horas para avaliar uma possibilidade de crescimento do hematoma.
O presidente precisou cancelar a viagem até Kazan, na Rússia, para a Cúpula dos Brics. Ele embarcaria domingo (20), mas foi substituído pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Lula passou a semana no Palácio do Alvorada – residência oficial da presidência – mas trabalhou normalmente.
Nesta sexta-feira (25), será a primeira vez que volta ao Palácio do Planalto após o acidente. Participará da reunião de Assinatura de Repactuação do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta de Mariana.
Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula apresenta exames estáveis e segue apto a trabalhar, afirma equipe médica no site CNN Brasil.