Uma conta oficial da diplomacia israelense ironizou o Brasil nas redes sociais e acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o Holocausto.
Fontes do governo brasileiro consultadas pela CNN classificaram como “baixaria” e afirmaram que o presidente nunca negou a matança de judeus na Segunda Guerra Mundial.
Na rede X, a conta “Israel” da chancelaria do país, compartilhou uma publicação com a bandeira do Brasil que questionava “o que vem à sua cabeça quando pensa no Brasil?” e acrescentou o seguinte comentário: “antes ou depois de Lula negar o Holocausto?”
Before or after @LulaOficial went full on Holocaust denier? https://t.co/lI5tuLLL3o
— Israel ישראל (@Israel) February 20, 2024
No domingo, Lula comparou a invasão de Gaza por Israel para revidar o ataque do Hamas ao genocídio dos judeus por Hitler, o que gerou forte reação do governo israelense, que o declarou pessoal não grata. Mas em nenhum momento ele nega o Holocausto.
Fontes do Itamaraty dizem que, por enquanto, não vão responder à provocação, que vem depois de uma nova publicação do embaixador israelense, Israel Katz, nesta terça-feira (20) cobrando novamente desculpas de Lula.
As atenções da chancelaria estão voltadas para uma manifestação brasileira hoje na Corte Internacional de Justiça em Haia, onde o país planeja reiterar que Israel comete genocídio de palestinos — uma definição controversa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel usa conta oficial nas redes para acusar Lula de negar Holocausto e governo classifica como “baixaria” no site CNN Brasil.