Em entrevista à CNN Internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que só vai “pensar sobre 2026 em 2026” e não confirmou que tentará a reeleição daqui a dois anos.
“Eu vou pensar em 2026 em 2026. Se eu tiver muitos partidos me apoiando, vou discutir isso (reeleição) com tranquilidade”, afirmou Lula em entrevista exclusiva à jornalista Christiane Amanpour.
Questionado sobre sua idade – Lula tem, hoje, 79 anos; em um novo mandato, ao chegar em 2030, teria 85 -, Lula disse que “governar não é como praticar futebol”.
“Governar não é praticar exercícios ou esportes. Não é a juventude que vai resolver os problemas da governança global, mas a competência, a mentalidade do governante”, afirmou.
“Se os partidos entenderam que não há outro candidato para enfrentar alguém da extrema-direita […] obviamente, estarei disposto a concorrer novamente”, acrescentou.
Lula, porém, disse que “espera que isso não seja necessário” e que novos candidatos surjam para promover uma “grande renovação política” no país.
Texto em atualização.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula não garante candidatura à reeleição e diz à CNN “Vou pensar em 2026 só em 2026” no site CNN Brasil.