A primeira-dama Janja Lula da Silva participou nesta 6ª feira (15.nov) de 3 eventos do G20 Social, no Rio. Durante o painel “G20 e as Mulheres: Desenvolvimento Econômico Inclusivo e Sustentável”, Janja compartilhou o palco com a ministra Cida Gonçalves (Mulheres) e com a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), onde enfatizou os avanços do Grupo de Trabalho das Mulheres do G20, focado em promover políticas públicas para a inclusão das mulheres no desenvolvimento econômico.
Em seguida, a primeira-dama participou da apresentação do “Sprints 2030”, como são conhecidos os anúncios coletivos relacionados à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será oficialmente lançado na próxima 2ª feira (18.nov), durante a Cúpula dos Líderes do G20.
Janja ressaltou seu envolvimento pessoal com a iniciativa, que tem como objetivo combater a fome e reduzir as desigualdades no Brasil e no mundo.
Como embaixadora dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), Janja acompanhou a apresentação do 18º ODS, dedicado à Igualdade Étnico-Racial. A criação do novo objetivo foi anunciado pelo presidente Lula durante a abertura da Assembleia Geral da ONU em 2023 e visa colocar o combate ao racismo e à discriminação étnico-racial no centro da agenda global para o desenvolvimento sustentável.
“Ver o G20 Brasil sendo construído de mãos dadas com a sociedade civil é motivo de muita alegria para mim”, afirmou Janja, destacando a importância da participação popular.
O dia da primeira-dama foi finalizado com o Aliança Global Festival, evento cultural do G20 que reúne artistas do Brasil para promover engajamento e discussão sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O 2º dia do festival contou com shows de artistas como Maria Rita, Pretinho da Serrinha e Zeca Pagodinho. O festival será encerrado no sábado (16.nov).