As reuniões da Cúpula do G20 no Brasil acontecem no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu chefes de Estado, de governo e representantes de países e instituições mais cedo.
Dentro da sala de reunião, Lula está sentado entre Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, que foi o último país a presidir o G20, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, o próximo anfitrião do bloco.
Estados Unidos e China, por sua vez, estão à mesma distância de Lula — uma cadeira –, mas em lados opostos. Joe Biden, presidente dos EUA, está à direita, e Xi Jinping, líder chinês, à esquerda.
Além disso, representadas por chanceleres, Rússia e Arábia Saudita ocupam as últimas posições para países.
Do lado direito, Arábia Saudita está posicionada depois de Reino Unido e antes da União Europeia. Do lado esquerdo, Rússia está localizada depois de Turquia e União africana.
Já o presidente da Argentina, Javier Milei, está a sete cadeiras de Lula. Os dois líderes tiveram uma interação protocolar durante a chegada à cúpula — o fato virou destaque na imprensa do país vizinho, que ressaltou o “cumprimento gélido”.
Na mesa, integrantes do G20 estão ao lado de Lula. Já os países convidados ficam em frente ao presidente brasileiro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cúpula do G20: Veja curiosidades da mesa de reunião dos líderes mundiais no site CNN Brasil.