O governo brasileiro irá refazer na 3ª feira (19.nov.2024) a foto oficial da Cúpula de Líderes do G20, no Rio, a pedido do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concordou. O norte-americano perdeu a 1ª foto nesta 2ª feira (18.nov) porque se atrasou.
Além de Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (Partido Liberal do Canadá, centro-esquerda), e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos de Itália, direita), também ficaram de fora da foto oficial do G20.
Imagens compartilhadas por veículos de mídia argentinos, como La Nación e Todo Notícias, mostraram o momento em que os 3 chefes de Estado chegam ao local da foto, nos jardins do Museu de Arte Moderna do Rio. Em seguida, eles vão embora –como é possível ver na foto acima, do repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima.
Biden, Trudeau e Meloni deveriam ter saído com os demais líderes (foto abaixo).
Biden cansado
O presidente dos EUA, de 81 anos, demonstrou cansaço na Cúpula do G20 no Rio nesta 2ª feira (18.nov). Logo no começo da 1ª sessão de trabalhos, ele bocejou diversas vezes em seu lugar na sala. Depois, outra autoridade dos EUA ocupou sua cadeira na mesa.
Na parte da tarde, durante a 2ª sessão de debates, o norte-americano nem apareceu. Biden foi o único que subiu ao local do encontro por um elevador, sem usar a rampa por onde passaram outros chefes de Estado.