Lula joga a toalha e admite que governo não chegará ao déficit zero

BRASIL
(Imagem: Wilton Júnior | Estadão)
Dessa vez não vai rolar. Foi o que Lula deu a entender quando disse que o governo “dificilmente” alcançará a meta de déficit zero nas contas públicas em 2024.
Lula disse que o mercado muitas vezes é “ganancioso demais” e que se recusa a cortar bilhões em obras.
Acontece que a meta foi proposta pelo próprio governo. Inclusive, quando Lula e sua equipe entregaram a proposta do orçamento do ano que vem, estava lá: zerar o rombo nas contas.

Mas o que isso significa? 💰

Zerar o déficit nada mais é do que acabar com o prejuízo. É quando o governo consegue arrecadar o valor equivalente ao que gasta no ano todo — similar a você quando consegue gastar menos do que ganha no mês.
Para que o governo equilibre o bolso, são necessários mais R$ 168 bilhões de aumento na arrecadação. A turma de Luiz Inácio até tem enviado projetos para taxar suas comprinhas na Shein, as offshores, fundos exclusivos e apostas esportivas, por exemplo.
Haddad, o ministro da Economia, falou muitas vezes que zerar o déficit seria possível, mas, agora, parece que o governo realmente jogou a toalha. Um sinal negativo para o mercado, que esperava um balanço econômico melhor na gestão Lula 3.
O que mais é relevante na economia hoje?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.