O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, deixou claro que discorda da declaração do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que comparou a guerra em Gaza ao Holocausto, segundo uma fonte da agência Reuters.
Os líderes se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (21) antes da participação de Blinken em reuniões do G20, que reúne as maiores economias do mundo.
Ainda de acordo com a fonte da Reuters, Lula e Blinken tiveram uma “conversa franca” sobre as declarações, que desagradaram o governo de Israel. Durante a reunião de mais de uma hora e meia, eles também discutiram os esforços para libertar os reféns israelenses detidos pelo Hamas e garantir um cessar-fogo temporário em Gaza.
O diplomata americano também teria conversado com Lula sobre o desejo dos Estados Unidos por “caminho democrático” na Venezuela e sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
*Com informações da Reuters
Este conteúdo foi originalmente publicado em Blinken deixou claro que EUA discordam de fala de Lula sobre guerra em Gaza e Holocausto no site CNN Brasil.