O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou ao falar da parcela da população que não tem acesso a banheiros em suas casas. O petista chorou e disse que a situação o fez relembrar de sua infância em Pernambuco durante um evento em Brasília nesta 5ª feira (28.nov.20224)
Lula disse ser “inacreditável” que a falta de estrutura seja a realidade para cerca de 4,5 milhões de pessoas no país. Os dados são do Instituto Trata Brasil.
“Eu olho para vocês e lembro de uma notícia que vi na semana passada. Quatro milhões e meio de brasileiros não tem um banheiro. É um negócio inacreditável. Um banheiro que é o mínimo e essencial para as pessoas terem a sua individualidade, sua cidadania respeitada. Eu vivi isso até os 7 anos em Pernambuco, onde o nosso banheiro era a 1ª moita que a gente encontrava. Eu jamais imaginei que isso continuasse acontecendo”, afirmou.
O presidente participou do lançamento do programa Periferia Viva, de urbanização e regularização fundiária nas periferias do país. A iniciativa prevê ainda a recuperação ambiental, melhorias habitacionais, produção de moradias para eventuais reassentamentos, regularização fundiária e trabalho social.
Na 3ª feira (26.nov), o petista pediu ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que elabore um programa para a construção de banheiros para acabar com a falta do cômodo em casas mais humildes no Brasil. O petista disse que a medida não podia ser vista como um dispêndio, mas, sim, um investimento.