O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aguarda a decisão do governador Tarcísio de Freitas para definir uma candidatura de oposição em São Paulo.
O governador paulista tem reafirmado que pretende disputar a reeleição, mas siglas de centro e direita defendem seu nome para disputa presidencial em 2026.
Caso Tarcísio dispute o Palácio do Planalto, a avaliação no governo federal é de que o cenário em São Paulo favorece uma candidatura de centro-esquerda.
Se Tarcísio for candidato à reeleição, o diagnóstico é de que uma disputa estadual se torna mais difícil, sobretudo pela avaliação positiva da atual gestão.
A última edição da Paraná Pesquisas apontou a avaliação da atual gestão como ótima ou boa para 51,6% dos eleitores de São Paulo.
Nesse caso, o nome avaliado como o mais competitivo é o do atual ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), que já esteve à frente do Palácio dos Bandeirantes.
Para 2026, Lula tem afirmado a auxiliares que a prioridade deve ser o Senado. Para isso, ele tem acenado que está disposto a apoiar candidatos de centro aos governos estaduais em nome de chapas com a esquerda para a Casa Legislativa.
A preocupação do presidente é de que siglas de direita façam maioria, inviabilizando a aprovação da pauta governista caso Lula seja reeleito em 2026.
Em conversa recente, relatada à CNN, o presidente teria dito a interlocutores que não precisa ser candidato à reeleição em 2026.
Ressaltou, no entanto, que não vê um nome competitivo no campo de centro-esquerda. Diante disso, sua candidatura à reeleição ainda seria a alternativa com mais chances de a esquerda seguir à frente do Palácio do Planalto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula aguarda decisão de Tarcísio para definir candidatura em SP no site CNN Brasil.