Autoridades desejam boa recuperação a Lula

Políticos e autoridades desejaram uma boa recuperação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo foi operado às pressas na noite de 2ª feira (9.dez.2024), no Hospital Sírio-Libanês. Segundo boletim médico, ele foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma. O chefe do Executivo está internado na UTI e “encontra-se bem”. 

Lula foi a unidade de Brasília do hospital “após sentir dor de cabeça”. Uma ressonância magnética mostrou uma hemorragia intracraniana “decorrente do acidente domiciliar sofrido” pelo presidente em outubro. O petista, então, foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, “onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma”. 

Bom dia, Presidente Lula! E uma plena recuperação”, escreveu no X (ex-Twitter) Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.

Leia outras mensagens: 

  • Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, em post no X:

  • Jorge Messias, ministro-chefe da AGU (Advocacia Geral da União), em post no X:

  • Ricardo Cappelli, presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), em post no X:

Lindbergh Farias (PT-RJ), deputado federal, em post no X:

SAÚDE DE LULA

Lula está sob cuidados da equipe médica comandada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

O presidente sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada em 19 de outubro. O acidente doméstico resultou num ferimento “corto-contuso em região occipital” –um corte na parte de trás da cabeça. O presidente foi atendido, fez exames e curativo na região afetada.

Apesar de estável hoje, a saúde de Lula passou por alguns problemas desde que assumiu o Planalto, em janeiro de 2023. Em 25 de fevereiro daquele ano, o petista fez uma ressonância na bacia, coluna e lombar no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Já em 25 de março, cancelou sua viagem à China para se recuperar de uma broncopneumonia bacteriana e viral pelo vírus influenza A.

Veja os pontos na cabeça de Lula após acidente

Corte na parte de trás da cabeça do presidente se deu após queda no banheiro do Palácio da Alvorada

Presidente participou do 1º evento público desde acidente doméstico nesta 6ª feira (25.out)

O petista realizou novos exames nesta manhã, antes de ir ao evento

Esta foi a 3ª vez que o petista esteve no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para avaliar sua recuperação

Em nota, os médicos disseram que Lula está “apto para exercer sua rotina de trabalho” | Sérgio Lima/Poder360 – 25.out.2024

Presidente passará por nova avaliação em 5 dias

Desde que sofreu a queda, Lula permaneceu trabalhando no Palácio da Alvorada

Na 3ª feira (22.out), fez uma ressonância magnética para ver se os coágulos que se formaram em sua cabeça diminuíram

No final de setembro, o presidente precisou passar por uma cirurgia no quadril por causa de uma artrose na perna direita. A doença é um desgaste na articulação, que no caso de Lula acomete a que fica entre o quadril e o fêmur. Entenda aqui como funciona o procedimento.

Lula aproveitou e fez uma cirurgia plástica no mesmo dia. Retirou o excesso de pele nas pálpebras, que, segundo seu médico, Roberto Kalil, por vezes atrapalhava a visão do petista.

Os 2 procedimentos foram bem sucedidos e sem intercorrências. Lula recebeu alta do hospital 2 dias antes do previsto. Ficou 3 semanas recluso no Palácio do Alvorada para evitar infecções e se dedicar a fisioterapia. Mas já na mesma semana da cirurgia conseguiu caminhar e subir alguns degraus de escada. Na 2ª semana, já teve compromissos oficiais e voltou a trabalhar de forma remota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.