Lula foi transferido no Aerolula para ser operado em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi transferido no Aerolula para São Paulo na noite de 2ª feira (9.dez.2024) e início da madrugada desta 3ª feira (10.dez), onde precisou ser submetido a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês. O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) VC-1, um Airbus 319 CJ, decolou de Brasília às 23h08 e aterrissou às 00h23, informou o Planalto ao Poder360. Esta foi a mesma aeronave que deu pane enquanto o petista voltava do México ao Brasil em outubro. 

Lula, de 79 anos, foi até o hospital na capital federal depois de sentir dores de cabeça na 2ª feira (9.dez). Ele teve uma hemorragia cerebral por causa do acidente doméstico que sofreu em outubro deste ano. Segundo os médicos, a transferência para São Paulo foi uma opção. A primeira-dama Janja Lula da Silva acompanhou o presidente durante a viagem.

Segundo apurou o Poder360, a cirurgia chamada de trepanação craniana consistiu na perfuração de 2 pequenos orifícios no crânio de Lula. A perfuração foi realizada com broca cirúrgica de diâmetro aproximado de 0,5 centímetro. 

Por esses furos, entraram um cateter e uma câmera e foi realizada a drenagem da hemorragia. O dreno ficará 48 horas na cabeça do presidente para expelir eventuais resquícios do sangramento, pois a região é muito vascularizada. Após sua retirada, será usada uma cola óssea, como um cimento, para fechar a abertura. Os médicos dizem que o quadro do presidente é estável.

O procedimento durou de 2 a 3 horas e foi necessário raspar o cabelo da área.


Leia mais:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.