O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, participou da inauguração da Escola LATAM em São Carlos, em São Paulo, nesta 3ª feira (10.dez.2024). O centro de instrução, dedicado à formação de mecânicos de manutenção aeronáutica, é a 1ª instituição do tipo a receber certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
“Isso é um processo de investimento importante, quando se investe em produtos e equipamentos é importante, mas quando se investe nas pessoas, é muito mais importante”, afirmou. “O Brasil vive um momento muito importante, de desenvolvimento e crescimento”.
Marinho ainda explicou que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) não compareceu ao evento devido ao estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Está super bem. Podem ficar tranquilos. Nosso vice-presidente, formado em medicina, me ligou para mandar um abraço a vocês, e dizer da infelicidade de não poder estar aqui”, disse.
A 1ª turma, composta por 70 funcionários bolsistas da LATAM, iniciará as aulas presenciais em janeiro de 2025. A empresa investiu cerca de R$ 40 milhões na construção de um novo hangar em São Carlos, o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul.
A Escola LATAM oferecerá cursos básicos e complementares de manutenção de aeronaves, com duração de nove meses cada. Para a 1º turma, a LATAM fornecerá bolsas de estudo que cobrem 75% do custo total do curso. A escola planeja expandir suas vagas para o público externo e ampliar a oferta de cursos para outras áreas da aviação.
O investimento visa a gerar até 300 postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier, destacou a importância da escola.
“Vamos investir em capacitação profissional para funcionários e pessoas externas que desejam construir uma carreira técnica na aviação, reforçando assim cada vez mais o nosso compromisso social e econômico com o país”, afirmou.