Lula teve hematoma que se absorveu sozinho; entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desenvolveu uma hematoma na cabeça que se absorveu por conta própria, explicou, nesta quinta-feira (12), a equipe médica que acompanha o chefe do Executivo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Na manhã de hoje, Lula passou por um procedimento complementar à cirurgia feita na madrugada de terça-feira (10), às pressas, depois exames de imagem da cabeça do presidente mostrarem um sangramento intracraniano decorrente da queda que ele sofreu em outubro.

De acordo com o neurologista Rogério Tuma, que integra a junta médica responsável por Lula, o presidente desenvolveu um hiroma – hematoma líquido – do lado esquerdo da cabeça quando escorregou no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Este hematoma chegou a diminuir de tamanho em determinado momento. No entanto, ele acabou evoluindo novamente e precisou ser drenado na cirurgia de emergência feita na terça-feira.

Outro hematoma se formou, no lado direito da cabeça de Lula, quando ele caiu na residência oficial. Entretanto, este foi absorvido pelo organismo do presidente, sem maiores problemas, como detalhou Tuma.

O novo procedimento feito por Lula, nesta terça-feira, é preventivo e já estava previsto, destacou a equipe médica. A chance de novos sangramentos voltarem a ocorrer é “estatisticamente desprezível”, reiterou o neurologista Marcos Stavale, que também acompanha o presidente.

A embolização da artéria meníngea média é similar a um cateterismo e prevê que a artéria seja entupida propositalmente, como uma espécie de cola, para parar o sangramento.

A intervenção foi conduzida “com sucesso”, conforme avaliou o médico pessoal de Lula e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, dr. Roberto Kalil Filho. O dreno acoplado ao crânio do presidente deve ser retirado ainda nesta tarde.

Na entrevista coletiva, os médicos disseram que Lula “está neurologicamente perfeito” e deve ter alta no início da próxima semana. Apesar disso, nenhuma data foi especificada pelos profissionais.

De acordo com a equipe médica, “é recomendado que o presidente evite, em um primeiro, esforços físicos e mentais significativos”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula teve hematoma que se absorveu sozinho; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.