O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se recupera dos procedimentos cirúrgicos e deixou a UTI na manhã desta sexta-feira (13), mas segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nesta tarde, publicou um vídeo em que aparece caminhando normalmente pelos corredores.
O presidente agradeceu as mensagens de apoio e tranquilizou a população a respeito de seu estado de saúde. Ele está internado desde terça-feira (10), quando passou por uma cirurgia para drenar um hematoma intracraniano causado pela queda que sofreu em outubro.
O boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira esclarece que ele está sob cuidados cuidados semi-intensivos e “segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”.
Na quinta-feira (12), ele foi submetido a um procedimento endovascular, para interromper o fluxo de sangue na artéria meníngea média e prevenir novos sangramentos no cérebro.
Os médicos informaram que o dreno intracraniano foi retirado no início da noite, sem intercorrências. O presidente deve retornar a Brasília assim que receber alta hospitalar, o que está previsto para acontecer entre segunda (16) e terça-feira (17).
VÍDEO: Internado, Lula caminha pelos corredores do hospital com curativos na cabeça
No vídeo publicado nesta sexta-feira, o presidente sorri e caminha ao lado do neurocirurgião responsável pelo procedimento. A primeira-dama Janja brinca que ele está “mais rápido” que o médico.
Ver essa foto no Instagram
“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, escreveu o presidente.
“2025 está chegando e temos muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir!”, completou.