A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 35%, segundo levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta terça-feira (17). Por outro lado, a avaliação negativa da gestão federal é de 34% — o que indica empate técnico entre os índices.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios do Brasil entre os dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A avaliação positiva engloba o percentual de entrevistados que consideram o governo Lula “ótimo” ou “bom”. Na última rodada realizada pelo Datafolha, em outubro, o índice era de 36%. Ou seja, houve queda de um ponto percentual em relação ao levantamento de hoje.
Já a avaliação negativa abrange aqueles que veem o governo como “ruim” ou “péssimo“. Na pesquisa anterior, o índice era de 32%, o que indica avanço de dois pontos percentuais.
Outros 29% avaliam a administração como “regular” (o índice se manteve em relação a outubro), enquanto 1% não soube responder a pesquisa.
Avaliação do governo Lula
Comparativo
Após quase dois anos de mandato, o governo Lula tem nível de aprovação semelhante ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com o Datafolha.
A esta altura de seu governo, em dezembro de 2020, a gestão Bolsonaro era avaliada positivamente por 37% dos brasileiros, ao mesmo tempo em que 32% o julgavam negativamente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Datafolha: Avaliação positiva do governo Lula é de 35%; negativa, de 34% no site CNN Brasil.