Tem que ser lenta, diz Múcio sobre mudança na aposentadoria militar

O ministro da Defesa, José Múcio, visitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta 3ª feira (17.dez.2024) em sua residência no bairro Alto de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

O presidente se recupera de uma cirurgia de emergência por complicações de um acidente doméstico sofrido em outubro. Recebeu alta hospitalar no último domingo (15.dez) e deve permanecer em São Paulo até 5ª feira (19.dez), quando realizará uma nova tomografia para avaliação médica.

A visita ocorreu no mesmo dia em que o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que altera as regras para a aposentadoria de militares. Sobre o projeto, o ministro destacou que a principal preocupação dos militares foi evitar o que chamou de “empoçamento”, quando cargos superiores acumulam promoções e travam a progressão na carreira. A proposta prevê alterações na atual legislação.

“A dificuldade de mexer com esse negócio de aposentadoria de militar, a promoção de militar é como procissão. Se parar um na frente, para tudo atrás. Entendeu? Então a gente tem que ver como adequar isso, porque senão você vai ter o que eles chamam de empoçamento. Vai ter alguns postos que vão ficar empoçados em algum lugar. Ou muito coronel quando não está precisando, ou muito major, ou muito capitão. Isso nós vamos adequar, porque tem que ser uma coisa lenta”, explicou Múcio.

O ministro também afirmou que a previsão é de que o texto enfrente debates intensos no Congresso Nacional. Porém, demonstrou confiança de que a proposta enviada pelo governo tem boas chances de ser aprovada.

PRISÃO DE BRAGA NETTO

Segundo o ministro, durante a conversa, Lula quis saber sobre o ambiente nas Forças Armadas em relação à prisão recente do general Braga Netto. Ele é acusado de ser um dos articuladores de uma tentativa de golpe de Estado no fim de 2022. 

“Há um constrangimento ao espírito de corpo de cada Força, mas já se esperava [a prisão]. Nós desejamos que todos esses que estão envolvidos respondam à Justiça. Nós não sabíamos, poucas pessoas acreditam que nós não somos avisados”, disse Múcio.

“Na véspera, o general Tomás [Paiva, comandante do Exército] me telefonou às 10 horas e disse que a Polícia Federal avisou que ‘amanhã vão ter duas operações na casa de dois militares, um no Rio e um em Brasília’. E às 6h15 ele me telefonou dizendo na casa de quem era, mas nem o Exército, nem a Marinha, nem a Aeronáutica têm informação de quais são as pessoas que vão sofrer esse tipo de operação. Mas é necessário para tirar a suspeição dos inocentes”, completou. 

RECUPERAÇÃO DE LULA

Durante a visita, José Múcio falou ainda sobre a recuperação de Lula e afirmou que o petista pretende retornar à capital federal na próxima 5ª feira (19.dez). Segundo o ministro, Lula pretende reunir seus ministros em Brasília na 6ª-feira (20.dez).

“O presidente está ótimo, eu acho até que ele está se movimentando mais do que ele devia, já está indo para Brasília, me disse que está indo na 5ª feira, e vai nos reunir lá na 6ª feira em Brasília”, afirmou Múcio.

CRONOLOGIA DA OPERAÇÃO DE LULA

A seguir, como foi a ida de Lula, de 79 anos, para São Paulo (horários aproximados):

  • 9.dez.2024 – Lula se queixa de desconfortos e deixa reunião sobre emendas parlamentares com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O petista informa ao médico pessoal, Roberto Kalil Filho, por volta das 15h que está com dores de cabeça;
  • 9.dez.2024 – o presidente vai ao Hospital Sírio-Libanês da capital federal e realiza 2 exames, uma tomografia e uma ressonância magnética. Decidem levar o petista para a unidade de São Paulo;
  • 9.dez.2024 – o avião presidencial com Lula a bordo decola de Brasília às 23h08;
  • 10.dez.2024 – pousa em São Paulo às 0h24;
  • 10.dez.2024 – Lula é submetido a uma cirurgia (entenda como foi no infográfico mais abaixo) que durou cerca de 3 horas;
  • 10.dez.2024 – às 4h, é divulgado o 1º boletim médico sobre o estado de saúde do presidente;
  • 10.dez.2024 – médico do presidente informa que Lula passará 48 horas na UTI (unidade de tratamento intensivo). Presidente não tem nenhuma sequela no cérebro e está com as funções neurológicas preservadas;
  • 11.dez.2024novo comunicado divulgado às 12h diz que o presidente permanece com dreno para evitar novos sangramentos na cabeça, mas teve boa evolução pós-operatória imediata;
  • 11.dez.2024 – depois de dizer que Lula estava bem, a equipe médica informa às 16h30 que Lula passará por novo procedimento na 5ª feira (12.dez), às 7h, para interromper o fluxo em uma artéria que irriga a membrana que reveste o cérebro, a meninge.
  • 12.dez.2024 – Lula passa pelo procedimento por volta das 7h. Pouco depois das 8h, o médico Roberto Kalil Filho informa que o procedimento foi bem-sucedido;
  • 12.dez.2024 – a equipe médica afirma que Lula está neurologicamente perfeito e que deve receber alta no início da semana de 16 de dezembro;
  • 12.dez.2024 – ao Poder360, Roberto Kalil Filho diz que, se Lula sangrar de novo, operação maior está no radar;
  • 12.dez.2024 – em recuperação, o presidente recebe visita de filhos e netos e liga para o ministro Rui Costa (Casa Civil) para ser atualizado sobre a pauta do governo no Congresso;
  • 12.dez.2024 – novo boletim médico das 19h afirma que Lula está lúcido, mas segue na UTI;
  • 13.dez.2024 – médicos informam pela manhã, às 11h20, que o petista deixou a UTI e agora está sob cuidados semi-intensivos;
  • 13.dez 2024 – Lula aparece caminhando pelo corredor do Sírio-Libanês ao lado do médico Marcos Stavale, neurocirurgião responsável pela trepanação craniana de 3ª feira (10.dez), em vídeo publicado nas redes sociais. É possível ver os curativos na cabeça do petista.

SAÚDE DE LULA

Lula terá 81 quando encerrar o 3º mandato à frente do Palácio do Planalto. Ele já é o presidente mais velho do Brasil e com frequência em entrevistas e declarações públicas sinaliza que pretende disputar a próxima eleição presidencial, em 2026.

O chefe do Executivo já disse ter “70 anos, energia de 30 e tesão de 20”.

A craniotomia foi realizada na 3ª feira (10.dez) depois de ser constatada uma hemorragia cerebral por causa do acidente doméstico que Lula sofreu, ao cortar a unha do pé, no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília, em outubro deste ano.

Antes disso, em 2023, o presidente foi internado para colocar uma prótese na junção do osso do fêmur com o quadril. Na ocasião, aproveitou para fazer uma blefaroplastia (cirurgia plástica) e retirou excesso de pele ao redor dos olhos.


Leia mais:


Esta reportagem foi produzida pela estagiária de jornalismo Laís Nogueira sob supervisão do editor Victor Schneider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.