O senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PI), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “blindado” e “completamente fora da realidade”. A fala, que circula em grupos de WhatsApp, se dá depois o petista reclamar nesta 5ª feira (9.jan.2024) da galeria de fotos de ex-presidentes no Palácio do Planalto.
Lula afirmou que o retrato de Dilma Rousseff (PT), por exemplo, deve dizer que ela foi eleita, reeleita e que sofreu um impeachment, “que foi um golpe”. Depois, disse que Jair Bolsonaro (PL) “foi eleito em função das mentiras”.
“Acho que o Lula está completamente fora da realidade. Acho que blindaram o Lula e que ele está cercado numa redoma de vidro, só pode. Porque, meus amigos, me perdoem, o Brasil, na maior crise econômica de nossa história, com o dólar estourando, com taxa de risco, o maior volume de saída de recursos internacionais que nós já vimos… e ele preocupado com quadro do Temer e do Bolsonaro”, declarou Ciro.
Eis a íntegra da fala de Lula:
“Só quero que conte a história. A Dilma foi eleita, reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe. Depois esse aqui [Michel Temer] não foi eleito. Tomou posse em função do impeachment da Dilma. Depois esse aqui [Bolsonaro] foi eleito em função das mentiras. É isso que tem que contar. Senão as pessoas passam aqui e não entendem a história. Tem que dizer aqui como que foram eleitas as pessoas, para a história registrar.”
O congressista também citou o novo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Sidônio Palmeira. Segundo ele, a nomeação do novo chefe da comunicação do governo “só vai melhorar a aparência do que vai ser enterrado”. Afirmou ainda que “o que o governo precisa é ressuscitar”.
Leia a transcrição do áudio de Ciro Nogueira:
“Eu sei que aqui tem gente que apoia o governo e gente contra o governo, tem até ministro aqui no grupo. O que eu acho dessa história do Lula, falando dos quadros do Temer e do Bolsonaro, meu irmão, é que ele está completamente fora da realidade. Eu acho que blindaram o Lula, que ele está cercado, dentro de uma redoma de vidro. Só pode!
“Vocês viram que o Lula está tão fora da realidade que ele trocou, depois de toda essa crise, o marqueteiro para cuidar da Comunicação. Lá no Piauí, quando a gente tem velórios, você contrata aquela pessoa que faz aquela mudança na aparência, né? Para melhorar a aparência do defunto, para a família ter um conforto na hora do velório. É assim que eu vejo essa troca do marqueteiro. Me desculpem, não estou dizendo que o governo morreu, não, mas o problema do governo não é o marqueteiro, pelo amor de Deus. Ele só vai melhorar a aparência do que vai ser enterrado. O que o governo precisa é ressuscitar.
“Olha, eu apanho muito, às vezes, da direita, quando elogio o Lula dos 2 primeiros mandatos. Ele foi um bom presidente, que principalmente combateu a fome e a miséria, mas o presidente de agora é completamente alienado da realidade. É um presidente que só se preocupa com 8 de Janeiro, gente. E o 9, o 10, o dia a dia? Quem é que se preocupa com o preço da picanha subindo, o preço do arroz, do feijão? Porque tudo hoje é dolarizado. Com esse dólar aí, pode esperar: agora, em janeiro, vai ser uma alta histórica de preços no país. E ele preocupado com quadros.
“Daqui a pouco ele vai visitar lá e vai encontrar o quadro do Washington Luís, do Café Filho, o Café que não queria que JK assumisse, e do Washington Luiz… Vai condenar o Getúlio também, que deu um golpe no Washington Luís? Pelo amor de Deus! Vai condenar o Getúlio? O Getúlio também vai ser golpista? Vai condenar o Deodoro também, que deu um golpe no d. Pedro 2º? Meu Deus, esse é um governo completamente, me perdoem, voltado para o passado, gente. Vamos olhar para o futuro, pelo amor de Deus.
“Não se trata de fazer oposição, eu não quero fazer oposição. Nós ainda temos mais 2 anos de governo. E ele preocupado com a Dilma? O maior culpado pela Dilma foi ele, que criou essa criatura incompetente e não teve coragem de tirá-la na reeleição. Ela levou o país à maior crise da nossa história naquela época.
“E o problema é grave. A Dilma foi tirada porque tinha 7% de popularidade naquela época. Mas o Lula nunca vai baixar de 30%, porque ele tem uma legião de pessoas que o seguem, não importa o que faça. Ele nunca vai cair abaixo de 25% ou 30%. Então, meu Deus, e nós aqui preocupados com isso. Eu não sei nem o que dizer. Me perdoem, eu sei que tem até ministros aqui no grupo que são favoráveis ao governo. Não é que eu seja oposição radical, que deseje o mal do país, não, gente. Mas eu não sei nem o que falar diante de um quadro desses, de um vídeo que vocês postaram.”