O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, toma posse em 20 de janeiro, em uma cerimônia na capital Washington com diversas autoridades, incluindo ex-chefes de Estado americanos e um forte esquema de segurança.
Joe Biden, atual presidente dos EUA, afirmou que irá à cerimônia, possivelmente acompanhando o republicano até o Capitólio — onde haverá o juramento e discurso de posse –, conforme a tradição no país.
Segundo revelou Débora Bergamasco, âncora da CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá à cerimônia, e o Brasil será representado pela embaixadora do país em Washington, Maria Luiza Viotti.
Isso acontece porque os presidentes eleitos dos Estados Unidos não costumam convidar chefes de Estado para suas cerimônias de posse — por mais que Trump tenha feito convites a Xi Jinping, da China, Benjamin Netanyahu, de Israel, e Javier Milei, da Argentina, por exemplo.
O governo chinês já sinalizou que também deve enviar uma delegação para a cerimônia dos EUA, e não o presidente. Netanyahu também não deve comparecer, segundo fontes israelenses disseram à CNN. No mesmo dia da posse, o líder isralense terá que comparecer a uma audiência como parte do processo em que é julgado de corrupção.
Em 2021, quando Joe Biden tomou posse, Nestor Forster, embaixador brasileiro nos EUA, esteve no evento. O então presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta ao democrata, fazendo também uma publicação nas redes sociais prezando pelo bom relacionamento entre os países.
Trump vai superar Biden e se tornar o presidente mais velho dos EUA
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula será convidado para posse de Donald Trump? Entenda no site CNN Brasil.