Lula conversa com presidente do México sobre novo governo Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta 5ª feira (23.jan.2025) com a presidente do México, Claudia Sheinbaum (Morena, centro-esquerda), a respeito da relação entre os países e do governo do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano).

Em nota, o Planalto informou que Lula e Sheinbaum reafirmaram o compromisso de cultivar “relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo os Estados Unidos”. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 150 kB). 

O presidente brasileiro também abordou o interesse de fortalecer foros internacionais como a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O petista convidou a mexicana para vir ao Brasil e dar um “impulso adicional” às relações bilaterais.

Relação com Trump

Logo depois de reassumir a Casa Branca, na 2ª feira (20.jan), Trump anunciou decretos anti-imigração e outras medidas que afetam o México, como tarifas sobre as importações e a renomeação do Golfo do México para “Golfo da América” –iniciativa já ironizada por Sheinbaum.

Lula o desejou que Trump tenha um “mandato exitoso”. Em novembro do ano passado, no entanto, o petista disse que torcia por Kamala Harris (Partido Democrata), vice de Joe Biden (Partido Democrata) e adversária de Trump, e afirmou que a vitória do republicano seria a volta de um “nazismo e fascismo com outra cara”.

Na data em que tomou posse, Trump afirmou durante uma sessão de assinatura de decretos que os EUA não precisam do Brasil, mas que a relação com o governo de Lula “deve ser ótima”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.