A FAB (Força Aérea Brasileira) enviou neste sábado (25.jan.2025) um avião KC-30 a Manaus (AM) para apoiar os brasileiros deportados pelos Estados Unidos. A aeronave fará o translado do grupo ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
O avião da FAB partiu de Brasília às 13h. Segundo o órgão, também foram enviados profissionais de saúde para acompanhamento durante o trajeto até o destino final.
ENTENDA
O voo com deportados dos Estados Unidos para o Brasil tinha Belo Horizonte como destino final, mas precisou passar por manutenção, cancelando a decolagem para Minas Gerais. Ao todo, 158 pessoas estavam a bordo e, destas, 88 devem seguir para o Estado mineiro.
Os brasileiros chegaram a Manaus na 6ª feira (24.jan) e fazem parte da 1ª leva de deportações ao país após a posse do presidente Donald Trump (Partido Republicano), na 2ª feira (20.jan). Estas deportações, no entanto, são parte de um acordo firmado em 2017, durante o governo do então presidente Michel Temer (MDB), com início em 2018. Ou seja, não têm relação com as medidas assinadas pelo republicano.
Segundo apuração deste jornal digital, os deportados são brasileiros que, em sua maioria, foram presos nos EUA por estarem no país de forma irregular e não podem mais recorrer à Justiça norte-americana.
Conforme mostrou o Poder360, o governo de Joe Biden (Partido Democrata) deportou mais brasileiros do que os de Barack Obama (Partido Democrata) e de Donald Trump. De 2021 a 2024, foram deportados 7.168 brasileiros, o que corresponde a 1,31% do total de deportações, que somaram 545.252.