O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (30.jan.2025) que respeitará o resultado das eleições para a Presidência da Câmara dos Deputados e do Senado.
“É uma questão dos partidos políticos e dos deputados e senadores. O Presidente da República não se mete nisso. O meu presidente do Senado é aquele que ganhar, e o da Câmara é aquele que ganhar. Vou respeitar e estabelecer uma nova relação”, afirmou Lula.
Segundo o petista, se os favortios, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), forem eleitos, “é com eles que faremos as tratativas”.
ELEIÇÕES NO CONGRESSO
O Senado e a Câmara marcaram para 1º de fevereiro as eleições para eleger os presidentes que comandarão as Casas em 2025. Os mandatos duram 2 anos.
No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Alcolumbre já comandou o Senado de 2019 a 2021 e é aliado do atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Na Câmara, quem está na frente é Hugo Motta (Republicanos-PB). O paraibano é o candidato oficial do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que articulou para lançar um nome com apoio dos partidos antagônicos PT e PL.