O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou neste domingo (2.fev.2025) para o presidente eleito da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e deu os parabéns pelo pleito. O chefe do Executivo afirmou desejar uma relação harmônica entre Executivo e Legislativo.
O petista já havia tentado falar com Motta na noite de sábado (1º.fev), mas o deputado estava discursando depois de sua eleição. Durante a conversa deste domingo, Lula o convidou para um café da manhã no Palácio da Alvorada, junto com o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Motta foi eleito com 444 votos, número inferior ao do antecessor, Arthur Lira (PP-AL), que levou 464 votos em 2023.
O governo espera que a gestão de Motta facilite a articulação política na Câmara. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mantém uma boa relação com o novo presidente da Casa, o que pode destravar pautas de interesse do Planalto.
A relação com Motta tende a ser mais fluida do que foi com Arthur Lira, que, apesar de ter aprovado medidas importantes para o Executivo, teve embates com o governo e rompeu relações com Padilha.
Além disso, Motta tem proximidade com Fernando Haddad (Fazenda), e já afirmou a aliados que pretende manter diálogo constante com Lula e o ministro. O deputado defende que o Congresso continue sendo uma “âncora da responsabilidade fiscal” e demonstrou preocupação com as incertezas econômicas.