O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a administração da Vale e afirmou que a mineradora não pode ter monopólio, nem “pensar que é dona do Brasil”. A declaração foi dada na última terça-feira (27), em entrevista à RedeTV!
“O potencial do Brasil tem que ser explorado e a Vale não pode ter o monopólio. Eu acho que a Vale tem que saber o seguinte: não é o Brasil que é da Vale, a Vale que é do Brasil. Não é o Brasil que tem que prestar contas para Vale, a Vale é que tem que prestar contas para o Brasil […] Ela não pode pensar que ela dona do Brasil, que ela pode mais que o Brasil”, disse.
Lula também cobrou mais responsabilidade da mineradora, tanto no pagamento de ações indenizatórias quanto na produção, e disse que empresas precisam se alinhar ao modelo de desenvolvimento do governo.
“O que nós queremos é que a Vale tenha mais responsabilidade. Inclusive a quantidade de minas que está na mão da Vale e que ela não explora há mais de 30 anos e fica funcionando como se fosse dona e vendendo. A Vale, ultimamente, está vendendo mais ativo do que produzindo o minério de ferro”, criticou.
Lula negou que tenha tentado interferir na sucessão para a presidência da companhia e que tenha discutido o tema. O assunto mexeu com o humor do mercado no fim de janeiro com as investidas do governo em emplacar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, no comando da empresa.
A CNN procurou a Vale para comentar o assunto, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.
Com informações da Reuters.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula cobra responsabilidade da Vale e diz que mineradora “não pode pensar que é dona do Brasil” no site CNN Brasil.