O jornal da Guiana, Stabroek News, destacou na capa da edição desta 5ª feira (29.fev.2024) a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país. O brasileiro chegou na 4ª feira (28.fev) a Georgetown, capital guianense, onde participou como convidado especial da 46ª Conferência de Chefes de Estado da Caricom (Comunidade do Caribe).
No encontro, Lula defendeu a integração física entre os países da América do Sul como forma de desenvolver a região economicamente. Também voltou a dizer que um “genocídio” está em curso na Faixa de Gaza.
Assista (1min37s):
Como reportado pelo Stabroek News, a Caricom aproveitou a reunião para apelar à ONU (Organização das Nações Unidas) por medidas mais efetivas para pôr fim à guerra entre Israel e o Hammas. Voltou a condenar os ataques do grupo extremista a Israel em 7 de outubro, mas também a retaliação por parte do governo israelense.
“O incessante bombardeio israelense de Gaza levou à perda catastrófica de vidas civis, à destruição de infraestruturas críticas e à privação de necessidades básicas, alimentos, água e cuidados médicos”, disse o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em discurso.
Por fim, pediu “um cessar-fogo imediato e incondicional em Gaza e acesso seguro e desimpedido para a prestação de assistência humanitária adequada e sustentada”.
Nesta 5ª feira (29.fev), o petista participará de uma reunião bilateral com o presidente da Guiana, Irfaan Ali. Na sequência, seguirá para visita oficial a São Vicente e Granadinas.
Leia mais: