O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido nesta segunda-feira (8) com o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, considerado favorito para a sucessão de Flávio Dino à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo o R7, o encontro estava marcado para ocorrer após os atos de 1 ano dos ataques de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes. Lewandowski chegou em Brasília no domingo (7).
No próximo dia 22 de fevereiro, o atual ministro Flávio Dino assume uma das 11 cadeiras do STF (Supremo Tribunal Federal). O indicado para a Suprema Corte deve deixar o ministério até o fim desta semana.
Segundo pessoas próximas, Lula quer alguém de confiança para suceder Dino no cargo, de importância no espectro político e de segurança nacional. Para além da Justiça, o presidente tinha expressado a intenção de fazer uma reforma ministerial no início deste ano, mas o tema perdeu força.
Lewandowski opina sobre Ministério da Justiça
Em Brasília, acredita-se que há a possibilidade de uma divisão do Ministério da Justiça, separando ele da Segurança Pública. O tema, que chegou a ser avaliado durante a transição de governo, voltou à tona com a saída de Dino para o STF.
Não há ainda uma decisão concreta, embora Lula esteja em conversa com interlocutores para bater o martelo. Lewandowski, por exemplo, é à favor da medida.
*Com informações do R7