O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta sexta-feira (14), que a meta do programa Minha Casa, Minha Vida era construir dois milhões de casas. No entanto, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, declarou que o governo vai fazer mais de 2,5 milhões de residências, segundo o chefe do Executivo.
“A meta do Minha Casa, Minha Vida era fazer 2 milhões, mas o Jader já avisou que vamos atingir 2,5 milhões até o dia 31 de dezembro de 2026”, afirmou Lula em entrevista a Rádio Clube do Pará nesta manhã.
“Nós já tínhamos feito quase 7 milhões de casa entre Lula e Dilma e, agora, vamos fazer mais 2,5 milhões. A primeira casa que eu comprei tinha 33 m². Morava eu, a Marisa, a mãe dela, três filhos e mais dois cachorros. Eu vivia muito feliz. Agora nós estamos construindo casa de 49², de 50m², estamos construindo casa para classe média, porque nós queremos resolver o déficit habitacional desse país”, acrescentou o petista.
“Educação e moradia são duas coisas que carrego na alma, porque já passei por tudo isso”, ressaltou o presidente.
Em 2024, o governo celebrou 698.582 financiamentos de unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O número foi o maior em 11 anos, segundo o Ministério das Cidades.
Os dados da Pasta revelam que foram financiadas, via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 605.538 unidades habitacionais. Já as outras 93.044 foram via subsídios da União.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vamos superar meta e atingir 2,5 milhões de casas no fim de 2026, diz Lula no site CNN Brasil.