O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (14.fev.2025) que a posição ocupada pela China atualmente na economia mundial é um reflexo do capitalismo. Segundo ele, os Estados Unidos “venderam de forma alucinada” a noção do livre comércio, em especial depois dos anos 1980.
“Então, por que as empresas europeias e americanas foram para a China? Você sabe bem, foram para a China aproveitar a mão de obra escrava de um país que tinha um regime muito duro”, declarou em entrevista à Rádio Clube do Pará. “O que os chineses fizeram? Copiaram [os produtos]”, afirmou.
“[Eram] todas as empresas. Você não comprava nem uma cueca, nem 1 sapato, nem 1 paletó, nem 1 tênis que não tivesse o ‘Made in China’ [feito na China, em português]”, disse Lula.
Foi nesse contexto que os chineses “copiaram” os produtos de empresas estrangeiras que produziam usando a mão de obra do país.
“Diferentemente de nós, no Brasil, que respeitamos a questão das patentes, eles copiaram tudo. Copiaram, aperfeiçoaram, mandaram muita gente estudar”, declarou o presidente.
“O que aconteceu? A China, hoje, tem muito mais capacidade tecnológica do que os outros países”, afirmou. “Ou seja, o capitalismo tentou explorar uma mão de obra quase que escrava e os chineses deram uma lição. Aprenderam mais do que eles e, hoje, ensinam ao mundo muita coisa”, disse.
Assista à entrevista de Lula: