Durante a participação no evento de divulgação dos investimentos do governo federal para a COP30, em Belém, nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não poderia chegar tarde em casa hoje porque está há três dias sem ver a primeira-dama, Janja da Silva, que esteve em Roma, na Itália, para uma agenda na 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
“A minha mulher estava em Roma participando de um evento da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), discutindo a Aliança [Global] contra a Fome e a Pobreza, e estou há três dias sem vê-la. Então, hoje, não posso chegar tarde em casa. Todos vocês compreendem a necessidade de o marido chegar cedo em casa”, disse o presidente durante o discurso.
A viagem de Janja tem sido alvo de críticas da oposição. A senadora Rosangela Moro (União Brasil-SP) escreveu no X (antigo Twitter), na última quarta-feira (12), que a esposa de Lula “viaja com 4 assessores para discutir a fome do mundo. Enquanto isso, o marido dela sugere alimentos vencidos aqui e o Ministério do Combate à Fome fornece quentinhas fantasmas”.
No mesmo dia, o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) publicou um vídeo em que também critica o governo. “Lula diz pra você passar fome enquanto Janja festeja em Roma!”, escreveu o parlamentar no X.
Nas redes sociais, Janja publicou que, em Roma, pôde “presenciar a concretização dessa iniciativa do presidente @lulaoficial, com a adesão de países, organizações e instituições como membros permanentes da Aliança me orgulha pessoal e profissionalmente”.
“Erradicar a fome e a pobreza é a causa de vida do presidente Lula. A Aliança Global possibilitará que países e instituições compartilhem experiências em políticas públicas de sucesso para a redução das desigualdades ao redor do mundo”, acrescentou a primeira-dama.
Janja também se encontrou com o Papa Francisco, no Vaticano. Nesta sexta-feira (14), o pontífice foi internado para tratamento de bronquite.
“Agradeço ao Papa Francisco pelo encontro tão emocionante e fortalecedor. Aqui do Brasil, mando minhas orações para sua pronta recuperação. O mundo precisa do Senhor, da sua luz e sua sabedoria!”, escreveu a primeira-dama no Instagram.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula sobre viagem de Janja: “Hoje, não posso chegar tarde em casa” no site CNN Brasil.