O índice de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14).
Esse número representa uma queda de 11 pontos percentuais em dois meses.
A CNN reuniu os cinco principais fatores que levaram o governo Lula a atingir a pior marca em três mandatos. Confira:
1.) Preço dos alimentos
O aumento no preço dos alimentos é um dos principais fatores que se destacaram nos últimos dias.
Em 2024, a inflação dos alimentos alcançou a marca de 7,69% — enquanto a inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fechou em 4,83%.
2.) Crise na comunicação
Declarações do presidente viralizam de maneira negativa nas redes sociais. Segundo o analista de política da CNN Caio Junqueira, o principal problema é como as coisas estão sendo comunicadas.
Em janeiro, Lula havia substituído o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), trazendo Sidônio Palmeira para o cargo, no lugar de Paulo Pimenta. No entanto, a mudança ainda não gerou efeitos significativos para o governo.
Para melhorar a situação, a administração aposta em viagens pelo país e anúncios de obras.
Ainda para Caio Junqueira, falta um “Estado-maior” dentro do Palácio do Planalto capaz de aconselhar e, quando necessário, contrapor Lula. A Casa Civil “muito travada” sob a gestão de Rui Costa estaria blindando excessivamente o acesso ao presidente.
3.) Aumento do dólar
A desvalorização do real, com a alta do dólar, também foi tema de discussões entre os brasileiros nos últimos meses, com a moeda norte-americana atingindo a marca de R$ 6,20 em dezembro de 2024.
Apesar de a moeda ter se estabilizado e voltado a ser cotada em torno de R$ 5,70, ainda há incerteza sobre a questão.
4.) Falta de novas marcas
Faltam novas marcas para a terceira administração de Lula.
Uma das principais apostas do governo, o Pé-de-Meia, enfrentou problemas no Tribunal de Contas da União (TCU), que o levaram a ser alvo da oposição.
Para contornar a questão, existe a aposta em novas medidas, como o Farmácia Popular, que conta agora com todos os remédios gratuitos, e a distribuição de gás.
5.) Polêmica do Pix
A onda de ataques em torno do monitoramento do Pix — e sua posterior revogação — e a onda de fake news em torno da taxação da ferramenta, desferiram vários ataques ao governo no começo do ano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja os 5 fatores que levaram o governo Lula à pior aprovação no site CNN Brasil.