O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta 2ª feira (24.fev.2025) da assinatura do contrato do Programa de Ampliação da Frota da Petrobras e Transpetro para a compra de 4 novos navios para a petroleira, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Serão comprados 4 navios da classe Handy, com valor de U$ 69,5 milhões por embarcação, que devem ser usados no transporte de derivados de petróleo na costa brasileira. O evento com a participação do presidente Lula se dá no estaleiro Rio Grande.
No dia 17 de fevereiro, durante a cerimônia de anúncio do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, o presidente afirmou que é necessário seguir construindo navios e sondas para a exploração do petróleo no Brasil.
“A nossa ideia de colocar as coisas nacionais, fabricadas pelas nossas empresas, nos nossos navios, na nossa plataforma, na nossa refinaria, é uma missão que a gente vai cumprir a cada dia. Porque nós precisamos ter consciência que um país só será soberano quando o povo tiver orgulho, não só do seu país, mas daquilo que faz, daquilo que ele acredita”, pontuou Lula.
“Não é o Brasil que é da Petrobras, é a Petrobras que é do Brasil. Vamos continuar construindo navio, construindo sonda, construindo plataforma, pesquisando, produzindo e refinando petróleo”, destacou.
Assista: