Lula antecipa 13º do INSS após Tebet citar inviabilidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou nesta 5ª feira (3.abr.2025) o decreto que antecipa o 13º salário para os pensionistas e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A 1ª parcela será paga em abril e a 2º em maio. A medida havia sido avaliada como “inviável” pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na 4ª feira (2.abr). 

“Não dá para fazer [a antecipação] no mês de abril. É inviável. Nós temos as dificuldades. Todos os últimos anos foram maio e junho. Se houver essa decisão agora do presidente, nós estamos preparados para atendê-lo em relação a isso”, disse Tebet.

 

A ministra afirmou que a decisão é também do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ou do INSS, presidido por Alessandro Stefanutto. “Deixo para eles esse anúncio. Essa possível boa notícia”, declarou.

Durante o evento “O Brasil dando a Volta por Cima”, que apresenta entregas do governo federal nos 2 primeiros anos de mandato, Lula também assinou o decreto que regulamenta o Fundo Social. O texto assegura repasses de recursos oriundos do pré-sal para o programa Minha Casa Minha Vida. Estão previstos a transferência de R$ 18 bilhões. 

O evento também é uma tentativa de combater a baixa na popularidade do presidente. A pesquisa Genial/Quaest divulgada na 4ª feira (2.abr) mostra que a desaprovação ao trabalho de Lula cresceu e chegou a 56%. É o pior índice desde o início do mandato do petista. É ainda a 1ª vez que a percentagem passa de 50%.

Assista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.