Pesquisas do governo captam popularidade estancada há 15 dias, dizem fontes

Sondagens realizadas pelo Palácio do Planalto mostram a popularidade do governo Lula “estancada” há cerca de 15 dias, disseram fontes próximas ao assunto à CNN, após a divulgação na sexta-feira (4) de pesquisa Datafolha.

Os governistas consultados creditam o movimento especialmente à comunicação da gestão federal.

Uma fonte indicou percepção de que houve melhoria em duas frentes: se tornou mais efetiva a divulgação de programas sociais já em vigor, como o Vale-Gás e o Farmácia Popular, mas também a “projeção” de benefício à população, especialmente com a proposta que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil.

Segundo o Datafolha, a avaliação positiva da gestão federal subiu cinco pontos percentuais, em comparação a fevereiro, e está em 29%. O índice representa os que consideram o governo “ótimo” ou “bom”.

O indicador permanece, contudo, abaixo da avaliação negativa, que compila os que o avaliam como “ruim” ou “péssimo” e está em 38% — no levantamento anterior era de 41%.

Aparece nas pesquisas internas com que trabalha a Secretaria de Comunicação Social (Secom) movimento semelhante: o fim da queda, mas ainda sem recuperação considerável.

O Datafolha ouviu 3.054 pessoas, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisas do governo captam popularidade estancada há 15 dias, dizem fontes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.