O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta 2ª feira (7.abr.2025) do evento de anúncio da expansão operacional da farmacêutica Novo Nordisk –fabricante do medicamento Ozempic, criado para tratamento da diabete, mas amplamente utilizado para emagrecimento.
A empresa anunciou o investimento de R$ 6,4 bilhões para aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves na unidade de Montes Claros, em Minas Gerais.
A Novo Nordisk possui uma parceria com o governo federal para o fornecimento de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia para o SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, as operações da farmacêutica geram cerca 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Também é esperado que os medicamentos Ozempic e Wegovy, utilizados para o emagrecimento, sejam incorporados ao SUS.
Em seu discurso escrito, o presidente Lula ressaltou que “a nova estratégia é produto de mais de 20 anos de estudos, iniciativas e construção de políticas públicas para o SUS e para a reindustrialização do Brasil”.
“A economia da saúde é um dos setores de maior crescimento no mundo. A saúde brasileira atingiu uma escala econômica e uma importância sociocientífica que nos cobra um novo salto estrutural. O nome desse salto é competitividade tecnológica. É adensamento de cadeias produtivas. É investimento em pesquisa. É substituição de importação. É fomento”, concluiu o presidente.
O projeto de ampliação da operação em Montes Claros inclui a adição de novos processos de produção asséptica, um armazém e um novo laboratório de controle de qualidade.