O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (14), Daniel Noboa pela reeleição à Presidência do Equador.
Em nota, o governo brasileiro afirmou que seguirá trabalhando com o país vizinho em busca do multilateralismo e da aproximação dos países latinos.
“Saúdo o povo equatoriano e o presidente reeleito, Daniel Noboa, pelas eleições de domingo, 13 de abril. O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirmou.
Candidato de direita, Noboa foi reeleito no domingo (13) com 55% dos votos. Sua adversária, Luisa González, ficou com 44.12%
O novo mandato do presidente equatoriano começa em 24 de maio. Seu primeiro mandato teve início em 23 de novembro de 2023, após vencer as eleições convocadas para encerrar a presidência de Guillermo Lasso, que deixou o cargo ao dissolver a Assembleia Nacional.
Em discurso a apoiadores, a candidata da esquerda, Luisa González, não reconheceu a vitória de Noboa. Ela alegou fraude eleitoral, afirmou que o país vive uma ditadura e disse que vai pedir a recontagem dos votos, com base em 11 pesquisas que a indicavam como vencedora. “Estão fazendo fraude, a mais grotesca fraude, e denuncio publicamente”, disse.
Daniel Noboa é herdeiro do magnata de plantações de banana e cinco vezes candidato à presidência Álvaro Noboa, dono de uma das maiores fortunas do Equador.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bem como seus pares da Argentina, Chile e Paraguai também já parabenizaram o reeleito. Trump o classificou como “um grande líder para o maravilhoso povo do Equador”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula parabeniza Daniel Noboa por reeleição no Equador no site CNN Brasil.