Pedágio por câmeras na BR-101 pode amortizar gastos com túnel no Morro dos Cavalos, diz Uczai

Coordenador da bancada federal de Santa Catarina, o deputado federal Pedro Uczai (PT) garantiu a agenda sobre a BR-101 com o ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, na próxima quarta-feira, dia 23. O petista aponta a necessidade de definição rápida sobre quem responsável pela construção dos túneis no Morro dos Cavalos.

Uczai defende free flow na BR-101

Coordenador da bancada federal de SC, Pedro Uczai diz que decisão sobre obra no Morro dos Cavalos precisa ser tomada rapidamente – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Divulgação/ND

O parlamentar aponta que, inicialmente, as duas alternativas na mesa – que serão discutidas com o ministro e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – são a inclusão das obras na otimização do contrato de concessão com a Arteris, responsável pelo trecho norte da BR-101 até 2033, ou repassar a região para a concessionária CCR, responsável pela BR-101 Sul.

“Pode ser qualquer uma das alternativas, o que é importante é decidir alternativa e fazer e executar para poder começar o quanto antes”, avalia o coordenador da bancada federal.

Sistema “Free Flow” poderia garantir viabilidade das obras na BR-101

Atualmente, o trecho integra a área concedida à Arteris. As negociações para ampliação do contrato até 2048 já incluem terceiras faixas e vias marginais entre Porto Belo e Joinville, nos trechos mais congestionados da rodovia. Com os túneis no Morro dos Cavalos, o pedágio na BR-101 Norte poderia ficar até quatro vezes mais caro que na BR-101 Sul, o que levou ao debate sobre repassar o trecho à CCR.

Pedro Uczai avalia que essa diferença pode ser compensada com a implantação do sistema Free Flow – cobrança de pedágio através de câmeras e sensores para identificar os veículos, sem necessidade de que o motorista pare para fazer o pagamento.

“Com a CCR, pode equilibrar o pedágio para a região sul, para não ficar tão pesado para norte. Mas se você pegar a população e o uso de veículos na BR-101 Norte e colocar um Free Flow que alcance quem vai de Blumenau para Itajai, para Balneário Camboriú, para Itapema. Hoje ninguém paga pedágio, imagina quantos carros por dia acrescenta no pedágio” – aponta o parlamentar.

Pedro Uczai critica postura do governador Jorginho Mello

O petista também questionou a postura de confronto do governador Jorginho Mello (PL) nas redes sociais, com críticas à atuação do governo Lula (PT) sobre investimentos na malha federal no Estado e um recente “debate” com Renan Filho. Uczai avalia que esse enfrentamento tem objetivo eleitoral.

“Esse enfrentamento não é por causa do presidente Lula, porque ele (Jorginho) não vai ser candidato a presidente, ele vai para a reeleição. É para manter a base social dele, para não perder para o João Rodrigues (PSD) parte da base social dele. Mas Santa Catarina não pode ficar presa nisso. Eu elogio o Tarcísio (de Freitas) em São Paulo e outros governadores que estão recebendo recursos. Se tu desce o pau toda semana, desce o pau todo dia. Como é que tu vai criar uma relação institucional?”, questiona Uczai.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.