
Coordenador da bancada federal de Santa Catarina, o deputado federal Pedro Uczai (PT) garantiu a agenda sobre a BR-101 com o ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, na próxima quarta-feira, dia 23. O petista aponta a necessidade de definição rápida sobre quem responsável pela construção dos túneis no Morro dos Cavalos.

Coordenador da bancada federal de SC, Pedro Uczai diz que decisão sobre obra no Morro dos Cavalos precisa ser tomada rapidamente – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Divulgação/ND
O parlamentar aponta que, inicialmente, as duas alternativas na mesa – que serão discutidas com o ministro e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – são a inclusão das obras na otimização do contrato de concessão com a Arteris, responsável pelo trecho norte da BR-101 até 2033, ou repassar a região para a concessionária CCR, responsável pela BR-101 Sul.
“Pode ser qualquer uma das alternativas, o que é importante é decidir alternativa e fazer e executar para poder começar o quanto antes”, avalia o coordenador da bancada federal.
Sistema “Free Flow” poderia garantir viabilidade das obras na BR-101
Atualmente, o trecho integra a área concedida à Arteris. As negociações para ampliação do contrato até 2048 já incluem terceiras faixas e vias marginais entre Porto Belo e Joinville, nos trechos mais congestionados da rodovia. Com os túneis no Morro dos Cavalos, o pedágio na BR-101 Norte poderia ficar até quatro vezes mais caro que na BR-101 Sul, o que levou ao debate sobre repassar o trecho à CCR.
Pedro Uczai avalia que essa diferença pode ser compensada com a implantação do sistema Free Flow – cobrança de pedágio através de câmeras e sensores para identificar os veículos, sem necessidade de que o motorista pare para fazer o pagamento.
“Com a CCR, pode equilibrar o pedágio para a região sul, para não ficar tão pesado para norte. Mas se você pegar a população e o uso de veículos na BR-101 Norte e colocar um Free Flow que alcance quem vai de Blumenau para Itajai, para Balneário Camboriú, para Itapema. Hoje ninguém paga pedágio, imagina quantos carros por dia acrescenta no pedágio” – aponta o parlamentar.
Pedro Uczai critica postura do governador Jorginho Mello
O petista também questionou a postura de confronto do governador Jorginho Mello (PL) nas redes sociais, com críticas à atuação do governo Lula (PT) sobre investimentos na malha federal no Estado e um recente “debate” com Renan Filho. Uczai avalia que esse enfrentamento tem objetivo eleitoral.
“Esse enfrentamento não é por causa do presidente Lula, porque ele (Jorginho) não vai ser candidato a presidente, ele vai para a reeleição. É para manter a base social dele, para não perder para o João Rodrigues (PSD) parte da base social dele. Mas Santa Catarina não pode ficar presa nisso. Eu elogio o Tarcísio (de Freitas) em São Paulo e outros governadores que estão recebendo recursos. Se tu desce o pau toda semana, desce o pau todo dia. Como é que tu vai criar uma relação institucional?”, questiona Uczai.