Brasil “ficou rico” cobrando tarifas dos EUA, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou, em entrevista à revista Time publicada nesta 6ª feira (25.abr.2025), que países como Brasil, China e Índia ficaram “ricos” ao cobrar tarifas de importação dos EUA. 

Trump criticou as nações por “impor altas tarifas” aos norte-americanos e disse que a política de taxação do seu governo seria uma medida para proteger a indústria do seu país.

“Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos”, declarou Trump.

O presidente norte-americano descreveu a estratégia comercial do país como “um sucesso” e afirmou que “a produção industrial dos EUA tem crescido por causa da política protecionista”.

 “Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”, disse.

Trump disse também que anunciará nas próximas semanas novos acordos comerciais, inclusive com a China. O país asiático tem sido um dos mais resistentes às altas tarifas impostas por Trump. 

Sem especificar detalhes das negociações, Trump afirmou que os Estados Unidos fecharam 200 acordos. “Fechei 200 acordos. Você precisa entender, estou lidando com todas as empresas, com países muito amigáveis. Estamos nos reunindo com a China. Estamos indo bem com todos. Mas, no fim das contas, fui eu quem fechou todos os acordos”, afirmou.

AS TARIFAS DE TRUMP

Trump defende a taxação de outros países desde a sua campanha eleitoral, em 2024. Segundo ele, os Estados Unidos concedem benefícios às outras nações quando se trata de comércio exterior. O objetivo é impulsionar a indústria local ao restringir a competitividade.

Medidas para carros importados foram anunciadas em 26 de março de 2025. Serão colocadas taxas de 25% para todas as nações que vendem os veículos aos EUA.

As tributações adicionais para aço e alumínio começaram em 12 de março. O valor também é de 25%.

Até o momento, a tarifa imposta ao Brasil é de 10%, mesmo valor aplicado a produtos dos Estados Unidos no país. 


Leia mais:

Nível de tarifas que Trump impôs ao Brasil é suportável, diz CNI

Trump diz que destino das tarifas de 145% depende da China

12 Estados dos EUA processam Trump por tarifaço

Trump anuncia tarifa recíproca de 10% contra o Brasil 

Lula diz que Brasil não pode desistir de negociar tarifas de Trump

Adicionar aos favoritos o Link permanente.