O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Praça de São Pedro, no Vaticano, para o funeral do papa Franciso. A cerimônia está prevista para começar às 05h, no horário de Brasília.
Um total de 130 delegações, incluindo 55 chefes de estado, 14 chefes de governo e 12 monarcas reinantes estarão presentes, informou o Vaticano.
O presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky estão entre os principais líderes europeus que participarão.
O presidente dos EUA, Donald Trump, também irá.
O príncipe William, da Grã-Bretanha, o próximo na linha de sucessão ao trono, está entre os membros da realeza mundial presentes. O rei Felipe e a rainha Letícia, da Espanha, também estão presentes.
Além de uma série de líderes mundiais e religiosos, espera-se que pelo menos dezenas de milhares de pessoas do público estejam na Praça de São Pedro. Cerca de 50.000 pessoas compareceram ao funeral do Papa Bento XVI em 2023, enquanto cerca de 300.000 compareceram ao do Papa João Paulo II em 2005.
E para cobrir o evento, mais de 4.000 jornalistas solicitaram credenciamento à Santa Sé, informou a mídia do Vaticano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula chega à Praça de São Pedro para funeral do papa Francisco no site CNN Brasil.