“Convidamos todo mundo, vem quem quer”, diz presidente da Agrishow

Presidente da Agrishow desde 2023, João Marchesan passou o domingo (27.abr.2025) e esta 2ª feira (28.abr) recebendo autoridades políticas na feira de Ribeirão Preto, no interior paulista, maior evento do agronegócio da América Latina. Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente, foi o único representante do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Da oposição, apareceram os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná. Na 3ª feira (29.abr), será a vez do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Somos apartidários. Convidamos todo mundo. Vem quem quer”, disse Marchesan, ao ser questionado pelo Poder360 sobre a prevalência de representantes da oposição a Lula. Vice-presidente do conselho de Administração da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o empresário do setor de equipamentos agrícolas justificou o interesse dos adversários do presidente da República. “Esses eu entendo, porque precisam aparecer. São presidenciáveis”, afirmou Marchesan.

A Agrishow se tornou palco de Jair Bolsonaro nos anos recentes. Nesta 30ª edição da feira da cidade do interior paulista, que vai até 6ª feira (02.mai), o ex-presidente não poderá comparecer porque está internado há 2 semanas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital DF Star, em Brasília, após passar por mais uma cirurgia no abdômen, em decorrência de complicações relacionadas à facada que levou na campanha presidencial de 2018.

Caiado, Zema, Ratinho e Tarcísio disputam o espólio de Bolsonaro no agronegócio, por causa da inelegibilidade do ex-presidente, imposta pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por uso da máquina pública para espalhar desinformação sobre as urnas eletrônicas.

Antes de irem à Agrishow, os governadores de Goiás, de Minas e do Paraná estiveram na abertura da 90ª Expozebu, na cidade mineira de Uberaba. No domingo (27.abr), em Ribeirão Preto, Caiado falou sobre o périplo dos opositores. “Estamos mostrando que somos uma das maiores gerações de governadores da história e vamos vencer as eleições”, disse o governador goiano.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que não vai comparecer à Agrishow em 2025 por problemas de agenda. Em 2023, primeiro ano do 3º mandato de Lula, Fávaro foi desconvidado para a cerimônia de abertura, que acabou cancelada pelos organizadores. Bolsonaro esteve presente. Em 2024, o ministro participou da abertura. O ex-presidente também marcou presença.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.