A primeira-dama Janja Lula da Silva desembarcou em Moscou neste sábado (3.mai.2025), onde cumpre compromissos oficiais antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo participará, na próxima semana, das celebrações pelos 80 anos do Dia da Vitória —data que marca a rendição da Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial.
Janja visitou o Kremlin, sede do governo russo. Segundo a primeira-dama, o convite partiu do próprio governo do presidente Vladimir Putin. Localizado no centro de Moscou, o Kremlin é um complexo fortificado que abriga palácios, catedrais, torres e muralhas históricas.
Em publicação no Instagram, Janja afirmou que o local “guarda momentos importantes da história da nação russa” e citou a importância de preservar a memória diante da “retomada de forças extremistas”.
Lula deve embarcar na 3ª feira (6.mai), às 22h, na Base Aérea de Brasília. Ele será acompanhado por uma comitiva oficial que inclui o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
AGENDA DE JANJA NA RÚSSIA
Em nota enviada ao Poder360, a assessoria disse que a primeira-dama terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira. Também participa de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza antes da chegada do presidente ao país.
Eis a íntegra do texto:
“Primeira-dama, Janja Lula da Silva, compõe comitiva brasileira em viagem à Rússia, onde participa de agendas relacionadas à educação, cultura, e à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
“A primeira-dama Janja Lula da Silva integra a comitiva brasileira com destino à Rússia onde, além de acompanhar a agenda oficial do presidente Lula no país e a Cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, cumprirá uma série de agendas entre os dias 04 e 08 de maio.
“Tendo em vista a relação entre Rússia e Brasil, com importantes acordos de cooperação na área de educação e cultura, Janja focará suas agendas nestes temas, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que a primeira-dama tem promovido com muita determinação desde quando a Aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20.
“Em Moscou, antes da chegada do presidente Lula, a primeira-dama Janja terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira.
“A primeira-dama também irá participar de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e o seu fator de potencializar a cooperação entre os países.
“À convite do governo russo, Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi, visto que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi, o Kremlin de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744, a primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos.
“Também à convite do governo russo, a primeira-dama fará uma breve visita à cidade de São Petesburgo [sic], capital cultural da Rússia, onde irá se encontrar com professores russos e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petesburgo, além de visitar o Teatro Mariinsky, também uma das principais companhias de ballet da Rússia, onde irá assistir o ballet “Lago dos Cisnes”.
“A partir de 8 de maio, com a chegada do presidente Lula à Moscou, a primeira-dama Janja o acompanha em todos os eventos oficiais.
“Para conferir a agenda diária da primeira-dama, consulte o site agenda da primeira-dama“.