A reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu 9 pontos percentuais na cidade de São Paulo. Segundo a pesquisa Datafolha, divulgada nesta 3ª feira (12.mar.2024), 34% dos paulistas avaliam a gestão do petista como “ruim” ou “péssima”. Em agosto de 2023, a taxa era de 25%.
Em contrapartida, a aprovação de Lula na capital de São Paulo caiu 7 pontos percentuais e chegou a 38%. No 2º semestre do ano passado, o presidente tinha 45% de aceitação.
Entre os que avaliam o governo Lula como “regular”, a taxa teve uma oscilação retraída, mas positiva. São 28% que consideram a gestão petista mediana. Em agosto de 2023, eram 29%.
O Datafolha realizou 1.090 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais em 7 e 8 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o nº SP-08862/2024. Segundo a empresa que fez o levantamento, o custo foi de R$ 95.438,14. O valor foi pago pela Folha de S.Paulo com recursos próprios.
A aprovação de Lula é guiada, em média, por eleitores 60 anos ou mais e que cursaram até.o ensino fundamental. Por outro lado, a reprovação do petista é segmentada por evangélicos.
Refletido no cenário estadual, Lula continua liderando à reprovação entre os eleitores paulistas:
- entre os eleitores que declaram voto no atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), o presidente é reprovado por 51% a 54% (a depender do cenário); e
- entre os que aprovam o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) a reprovação da gestão petista é de 56%.
AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].
Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.
Saiba como usar o agregador assistindo ao vídeo abaixo (1min12s):