Os comentaristas da CNN José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta quarta-feira (4), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h) qual o motivo da rejeição do mercado financeiro ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com uma pesquisa da Genial/Quaest, a terceira administração do petista é negativa para 90% do mercado. Já 7% avaliam-na como regular e 3%, como positiva.
A pesquisa ouviu economistas de 105 fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.
Para Cardozo, a insatisfação do mercado já era esperada por causa do pacote econômico apresentado pelo governo recentemente.
“Uma parte dessas pessoas parte de uma visão que eu nominaria de neoliberal. Ou seja, uma visão quer o Estado mínimo, que quer a mão do mercado a todo regulando. E, na medida em que um governo não siga estritamente essa receita, ele acaba sendo mal visto por esse ser metafisico chamado mercado”, disse Cardozo.
Já para Coppolla, o mercado foi um dos responsáveis pela volta de Lula ao governo federal. Em sua opinião, o presidente recebeu um país superavitário e entregou, em 2023, o segundo pior déficit da história.
“De lá para cá, Lula já aboliu o teto de gastos, deixou as estatais deficitárias, aumentou a relação dívida-PIB, afugentou bilhões de dólares em investimento estrangeiros e está perdendo o controle sobre a inflação”, disse Coppolla.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Qual o motivo da rejeição do mercado ao governo Lula? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.