

Lula presta homenagem a Papa Francisco – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND
O presidente Lula prestou homenagem, nesta sexta-feira (25), ao Papa Francisco, durante o velório na Basílica de São Pedro.
“Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu o presidente em publicação nas redes sociais.
Comitiva presidencial no Vaticano
Uma comitiva presidencial estava acompanhando Lula. Fazem parte a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado e parlamentares.
Lula decretou luto oficial por sete dias. O presidente destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades.

Cerimônia de despedida ocorreu no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Morte do Papa Francisco
O santo padre morreu aos 88 anos na segunda-feira (21), em seu apartamento na Casa Santa Marta, vítima de AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca.
O seu velório começou na manhã desta quarta-feira (23). Mais de 128 mil fiéis se despediram do pontífice nos três dias de cerimônia. Neste sábado (26) o cardeal Giovanni Battista Re irá rezar a missa de Exéquias as 10h.
Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde o pontífice será enterrado. O papa Francisco tinha o hábito de rezar no santuário mariano antes e depois de cada viagem.

Papa será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano – Foto: Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND
O Papa Francisco quebrou a tradição dos antecessores ao recusar o sepultamento na Basílica de São Pedro, onde estão enterrados 91 papas.
Após o seu funeral, a igreja inicia o Novemdiales, período de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.
Passado o Novemdiales, o conclave se inicia para escolha do novo líder da igreja católica.
*Com informações de Agência Brasil