O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, enviou para a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal o procedimento investigativo que apura a invasão de hackers ao perfil do X (ex-Twitter) da primeira-dama Janja Lula da Silva, em dezembro de 2023.
A decisão é de 15 de maio deste ano e se deu porque os 2 suspeitos de envolvimento no episódio, segundo o STF, têm menos de 18 anos e, portanto, uma vara especializada deveria ficar responsável pelo caso.
A PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou favorável ao envio da remessa à vara especializada depois de um relatório da PF (Polícia Federal) mostrar que ambos eram menores de idade.
INVASÃO HACKER
O perfil da primeira-dama no X foi invadido em 11 de dezembro do ano passado. O ataque hacker foi anunciado pela própria conta, com a seguinte mensagem: “Hacked by Ludwig and Smalkade”.
Em seguida, diversas mensagens com teor ofensivo e xingamentos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contra Moraes passaram a ser publicadas pelo perfil de Janja.
A PF foi acionada para investigar o caso por meio da Diretoria de Crimes Cibernéticos. No decorrer da investigação, o ministro do STF autorizou mandados de busca e apreensão de investigados.