O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez exames neste domingo (3.nov.2024) para monitorar sua recuperação depois de cair e bater a cabeça no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência. Segundo boletim médico, ele permanece “sem sintomas” e o exame apresenta estabilidade. Repetirá a avaliação em uma semana, para acompanhamento clínico.
Os exames foram feitos no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. Lula chegou ao local por volta das 9h30. O presidente poderá manter suas atividades habituais. Eis a íntegra do boletim médico (PDF – 117 kB).
Na 5ª feira (31.out), o presidente fez exames sobre hemorragia no cérebro. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, Lula persistiu “sem quaisquer sintomas”. A recomendação medica era de que o chefe do Executivo repetisse os procedimentos em 3 dias.
O Poder360 apurou que os exames mostraram que os 2 pequenos pontos de coágulos onde houve a hemorragia na cabeça de Lula continuam muito estáveis.
Em alguns casos com esse tipo de trauma pode acontecer de esses coágulos sumirem sozinhos depois de duas semanas. Não foi o caso do presidente. O líquido cefalorraquidiano, que fica entre o cérebro e o crânio, saiu um pouco do perímetro de onde ele deveria estar. A lesão que o presidente sofreu na cabeça é semelhante a como quando alguém toma uma pancada e forma um galo. Os exames mostram que a região onde houve esse pequeno transbordamento do líquido continua um pouco espessa.
Apesar da estabilidade, Lula segue proibido de viajar. Neste domingo (3.nov), o presidente visitará a sala de monitoramento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na sede do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do instituto, Manuel Palacios, acompanharão Lula.
Lula, que completou 79 anos no domingo (27.out), cancelou viagens à Rússia (para o Brics), à Colômbia (para a COP da Biodiversidade, a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), ao Azerbaijão (para a COP-29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024) e ao Peru (para a Apec, aCooperação Econômica Ásia-Pacífico).
SAÚDE DE LULA
O presidente caiu em 19 de outubro enquanto cortava as unhas do pé e bateu a cabeça. Lula sofreu um corte na nuca e teve traumatismo craniano. O petista teve que levar 5 pontos e se manter em repouso.
Ao Poder360, Roberto Kalil Filho disse que o petista teve um traumatismo craniano. Explicou o acidente:
“Qualquer batida na cabeça se chama TCE, que é traumatismo crânio-encefálico. No caso do presidente, ele bateu a cabeça atrás. É um golpe e você tem imediatamente um contragolpe. O que é isso? O nosso cérebro fica, vamos dizer, sempre boiando, solto. Quando alguém tem uma pancada atrás da cabeça, o cérebro é jogado para frente. É empurrado com uma potência muito forte para a frente e bate nos ossos na região da testa, dos olhos. O presidente teve uma contusão traumática hemorrágica, que nada mais é do que um sangramento no cérebro, interno, na parte da frente”.
A queda levou ao cancelamento da sua ida à cúpula dos Brics e de participar da reta final da campanha do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) à Prefeitura de São Paulo. O presidente, porém, continuou despachando do Alvorada e se reunindo com ministros.
Lula fez sua 1ª aparição pública depois da queda na Assinatura e Repactuação do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta de Mariana, em 25 de outubro. O repórter cinematográfico do Poder360, Sérgio Lima, fez registros do corte.
Veja as imagens:
Veja os pontos na cabeça de Lula após acidente
Dias depois, Lula retirou os pontos na cabeça.