O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pelos seus médicos para fazer viagens curtas de avião. Desde que sofreu um acidente no Palácio da Alvorada e bateu a cabeça com força em 19 de outubro, ele estava impedido de utilizar o meio de transporte por causa da pressão que poderia ser exercida sobre o seu corpo.
Lula fez nova ressonância magnética na manhã deste domingo (3.nov.2024) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O presidente tem sido monitorado periodicamente para avaliação médica da evolução de uma hemorragia no cérebro, em decorrência da pancada na cabeça.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o petista “permanece sem sintomas e o exame apresenta estabilidade em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais”. Terá de realizar nova ressonância em uma semana. Eis a íntegra do boletim médico (PDF – 117 kB).
Por causa do acidente, Lula cancelou 4 viagens internacionais em outubro e novembro à Rússia (para o Brics), à Colômbia (para a COP da Biodiversidade, a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), ao Azerbaijão (para a COP-29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024) e ao Peru (para a Apec, Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
Embora tenha sido liberado para viajar, Lula deve permanecer em Brasília nesta semana. O governante quer evitar qualquer novo contratempo antes da Cúpula de Líderes do G20, em que será o anfitrião. O encontro será realizado no Rio em 18 e 19 de outubro.
SAÚDE DE LULA
O presidente caiu em 19 de outubro enquanto cortava as unhas do pé e bateu a cabeça. Lula sofreu um corte na nuca e teve traumatismo craniano. O petista teve que levar 5 pontos e se manter em repouso.
Ao Poder360, Roberto Kalil Filho disse que o petista teve um traumatismo craniano. Explicou o acidente:
“Qualquer batida na cabeça se chama TCE, que é traumatismo crânio-encefálico. No caso do presidente, ele bateu a cabeça atrás. É um golpe e você tem imediatamente um contragolpe. O que é isso? O nosso cérebro fica, vamos dizer, sempre boiando, solto. Quando alguém tem uma pancada atrás da cabeça, o cérebro é jogado para frente. É empurrado com uma potência muito forte para a frente e bate nos ossos na região da testa, dos olhos. O presidente teve uma contusão traumática hemorrágica, que nada mais é do que um sangramento no cérebro, interno, na parte da frente”.
A queda levou ao cancelamento da sua ida à cúpula dos Brics e de participar da reta final da campanha do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) à Prefeitura de São Paulo. O presidente, porém, continuou despachando do Alvorada e se reunindo com ministros.
Lula fez sua 1ª aparição pública depois da queda na Assinatura e Repactuação do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta de Mariana, em 25 de outubro. O repórter cinematográfico do Poder360, Sérgio Lima, fez registros do corte.
Dias depois, Lula retirou os pontos na cabeça.
Veja as imagens:
Veja os pontos na cabeça de Lula após acidente